Boxe Chinês, Sanshou (散手) ou Sanda (散打), que podem ser traduzidos respectivamente como "mãos livres" e "luta livre", é a forma esportiva do Kung Fu.
Não se trata de um estilo autônomo, é um dos componentes das diversas modalidades de arte marcial chinesa, normalmente ensinado integrado às diversas formas de wushu.
É uma compilação de muitas técnicas tradicionais de vários estilos de Kung Fu, mas simplificado e voltado basicamente para o combate corpo-a-corpo.
Após a guerra da Coréia, onde enfrentou diretamente as tropas americanas, o governo chinês percebeu a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento visando o melhor treinamento de seu exercito e incumbiu ao general Peng Dehuai o comando da pesquisa onde além de especialistas em Artes Marciais de toda China participaram médicos, educadores físicos, e demais pessoas relacionadas a atividades físicas e saúde.
O novo sistema deveria observar 3 critérios: simplicidade; combate direto e efetividade contra adversário mais fortes.
Paralelamente, surgiu o Sanshou civil, praticado na maioria das vezes de forma clandestina e ilegal. Não haviam regras, luvas, nem equipamento de proteção. Danos graves ocorriam com freqüência.
Em 1979 o Comitê Chinês de Esportes Nacionais decidiu que o Sanshou estaria ligado ao Wushu como esporte de competição. Devido ao espaço de tempo entre seu surgimento e a oficialização pelo governo o sanshou não tinha metodologia de treino, padronização de técnicas e principalmente regras. Até meados dos anos 80 o sanshou como esporte continuou a se desenvolver dentro de colégios e universidades ligadas à educação física, além de experimentação em campeonatos. Em 1982 o CCEN finalmente chegou a uma metodologia de treino e regras para competições que vêm sendo aos poucos modificadas.
O ponto de partida para o Sanshou como esporte contemporâneo aconteceu em 1990, ano em que o comitê organizador dos XI Jogos Asiáticos incluiu o Wushu como esporte oficial de competição.
Ao longo da história na China, o Sanshou recebeu vários nomes, tais como Xiangbo, Shoubo, Chaishou, Qiangshou, Jiji, and Daleitai.
Os golpes possíveis no Sanshou incluem: da (socos), ti (chutes), shuai(agarramento, queda), e na (chaves).
Atualmente existem duas modalidades de competição para o Sanshou, a amadora e a profissional, denominada de Sanda, onde há menos itens de proteção como o capacete e o protetor peitoral.