
Inicialmente é importante distinguir o trabalho realizado pelas artes marciais dos exercícios físicos, que são ótimos para manter um corpo saudável e que podem ser realizados algumas vezes por semana. No caso específico das artes marciais, realizamos um trabalho corporal, por isso não devemos confundir com exercício físico já que este tem finalidade diferente.
O exercício corporal é de natureza psicofísica, trabalhando a consciência e a energia em todos seus campos. Assim, por conseqüência natural, também adquirimos um corpo saudável, mas integrado à mente e ao espírito.
Em todos estes anos de minha experiência com o Kung Fu, percebi que um dos pontos mais difíceis a ser desenvolvido e trabalhado é a Postura do Cavalo. Acredito que esta dificuldade seja causada pela falta de compreensão de seus fundamentos, o que explica toda diferença entre um trabalho medíocre e um desenvolvimento excepcional. Vamos aos pontos importantes:
ATITUDE INTERIOR RELAXADA
Não encare a postura como exercício, mas como meditação. Adote uma atitude meditativa, abandonando toda intenção de esforço. Foque sua concentração nas sensações do seu corpo. Ao contrair músculos e desatar pontos de energia, concentre-se nos sentimentos que afloram, tanto físicos como emocionais. Simplesmente aceite, você estará treinando para a auto-aceitação e desta forma abandonando a auto-rejeição mental, a sensação de que “não é possível”.
Muitos sentimentos irão aflorar, podendo ser considerados negativos e acompanhados de muitos outros sentimentos. Sinta com profundidade estes sentimentos, mas sem reagir a eles nem rejeitá-los.
Relaxe todas as partes do corpo, exceto os músculos que estão contraídos para manter a sua postura. Lembre-se que você não esta competindo, não julgue se é bom ou ruim. Relaxe profundamente a sua postura, interiorize-se. O desenvolvimento não é só físico, este é o momento do trabalho interno.
ATENÇÃO À POSTURA
Aprenda a manter a postura pelo período de tempo suficiente ao da sua graduação. A maioria das pessoas sofre para alcançar o tempo necessário. É claro que temos que tomar cuidado para não provocar nenhum dano físico, mas o aumento do tempo é gradual dentro de cada fase de forma que desenvolva a capacidade física e emocional.
Você passará por estágios de conquista e liberação (física e mental). Você pensará que contraiu os músculos e está relaxado, mas de repente notará uma tensão muscular que vinha mantendo. Você poderá então relaxar parte e continuar contraindo os músculos.
Fique atento ao corpo enquanto mantém a postura, procurando áreas que estejam tensas.
Tentar manter a atitude relaxada ainda que certos músculos estejam sob grande tensão. Perceba tudo o que está acontecendo, fique atento a tudo e sinta o momento. Nunca realize a postura sem aquecer, e não tente realizar o tempo que ainda não é de sua fase. Não force o corpo a ponto de machucá-lo, mas lembre-se também que o corpo consegue suportar mais do que normalmente imaginamos. Seja sempre cauteloso. É importante a tensão aplicada ao corpo durante a postura para que alcance o desenvolvimento físico e emocional, levando a superações e ao crescimento. A postura prolongada pode causar crises, tremores, sendo intensificadas com a ocorrência de um profundo desenvolvimento interno. Mesmo que ainda não alcance seu tempo, trabalhe no tempo que julgar razoável, e continue atento aos sentimentos que surgirem após seu treino para futuras superações.
RESPIRAÇÃO
Respire profundamente enquanto mantém a postura. Não prenda a respiração. Ao respirar, concentre a atenção nas áreas que não estão sendo contraídas e forçadas. Respire profunda e suavemente, promovendo um melhor fluxo de energia, não estagnando nos locais de tensão, atingindo e integrando o subconsciente.
1 – Inspire e expire de forma suave e profunda.
2 – Inspire e trabalhe a parte inferior, média e superior do abdômen antes do pulmão.
3 – Ao expirar realize o percurso inverso.
4 – Mantenha a boca fechada. Este procedimento promoverá um melhor fluxo de energia.
5 – Dê preferência a fechar os olhos, ou concentre-se em um único ponto a sua frente. Lembre-se que é um exercício para o seu desenvolvimento interno. Os olhos abertos, além de desperdiçarem energia, acabam por desviar sua concentração.
O bastão serve como parâmetro de altura em nossa avaliação. Tome cuidado para que não torne uma armadilha. Muitos alunos concentraram atenção em manter o bastão na perna, tornando-se um exercício somente físico e externo. O peso da arma é insignificante para alterar o resultado do seu trabalho. Reforçando, seu trabalho deve ser realizado internamente, portanto ignore a arma em sua perna.